Uma proposta de Sociedade Anônima Ambiental busca transformar a proteção de áreas ambientalmente relevantes em atividade capaz de atrair investimentos e gerar retorno financeiro. O modelo combina a preservação ecológica com instrumentos econômicos previstos na legislação brasileira.
A ideia parte do reconhecimento de que as visões econômica e ecológica podem entrar em conflito quando tratadas como doutrinas abrangentes e excludentes. Nesse cenário, a proteção ambiental é apresentada como uma questão de justiça e responsabilidade compartilhada entre as gerações presentes e futuras, sem desconsiderar situações de insegurança existencial no presente.
Instrumentos econômicos
A proposta encontra fundamento nos instrumentos econômicos da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei n. 6.938/81. Esses mecanismos funcionam como formas de compatibilizar regulação ambiental, atividade econômica e cooperação social. Apesar de previstos desde a década de 1980, ainda são descritos como tímidos na estrutura normativa brasileira e frequentemente concentrados em financiamentos e taxas de crédito mais favoráveis.
Duas normas ampliam as possibilidades de sofisticação desse sistema: a Lei n. 14.119/21, que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, e a Lei n. 15.042/24, que cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa.
Pelo modelo proposto, a sociedade seria formada com capital obtido pela venda de ações no mercado. Os recursos seriam usados para adquirir e administrar áreas ambientalmente relevantes. A exploração econômica de serviços ecossistêmicos ficaria vinculada a uma proteção ambiental rigorosa.
A rentabilidade poderia vir do pagamento por serviços ambientais e da geração de créditos de carbono por meio de programas estatais ou voluntários. A remuneração alcançaria investidores pessoas físicas e jurídicas, com possibilidade de distribuição de dividendos.
A estrutura combina elementos da Sociedade de Propósito Específico e de mecanismos presentes na Lei n. 11.079/2004. O objetivo não seria criar um fundo de investimento ambiental, mas uma sociedade voltada à integração entre proteção ecológica e ganhos financeiros.
Estruturas semelhantes existem nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália, como os Conservation Land Trusts. Essas instituições, porém, têm caráter sem fins lucrativos e atuam com finalidade altruísta. A proposta brasileira apresentada segue direção distinta: tornar a proteção ambiental uma fonte de investimento, com segurança jurídica e previsibilidade para os chamados investidores verdes.
A efetividade do modelo dependeria da criação de instituições jurídicas capazes de combinar economia e ecologia, reduzindo a dependência de medidas de comando e controle ou de comportamentos voluntários de proteção ambiental.



